ED. INFANTIL

Danielle Souza              Lucienne

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III Mostra Cultural Saúde nas Plantas
      Assessoras pedagógicas


Oficina de Música e Movimento




A Divisão Regional de Educação I ofereceu aos seus professores da educação infantil momentos significativos da aprendizagem lúdica.
Aprendizagem sim! Este foi o principal objetivo da I Oficina de Música e Movimento realizada na última sexta feira (15), coordenada pela pedagoga Daniele de Sousa Alves e equipe de assessores de Educação Infantil.
Mais de 100 professores da Educação Infantil tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender técnicas de ensino com arte, música, dança e muita diversão.
Temas referentes ao meio ambiente, a exploração infantil, diferenças sociais também fizeram parte da contextualização desta oficina.
O desenvolvimento de atividades de interpretação remete os professores a uma experiência musical na qual “coloca em ação um conjunto de habilidades sensoriais, físicas e intelectuais”  (FRANÇA, 2009, p.27).
A musicalidade, como forma de interpretação, é uma das alternativas para se fazer com que nossas crianças despertem  na escola o gosto pela leitura e pela arte, isto acontece desde que seus professores tenham compreensão de sua dimensão e busquem refletir, definir e estabelecer ações efetivas no âmbito da educação musical.  
É marca registrada de nossos professores a dedicação, o amor e a busca pela aprendizagem significativa de técnicas que aprimorem sua didática e metodologia.
Entre outras, o trabalho realizado com os professores objetivou.
- Articular a música com as outras áreas de expressão
- Educação corporal de atitudes e movimentos
- Desenvolver as capacidades individuais no plano simbólico de habilidades e capacidades individuais caracterizáveis nos planos sensorial, perceptivo-motor, cognitivo e afectivo.
- Desenvolver nos alunos o gosto pela música e outras artes, como forma de expressão de sentimentos e de desenvolvimento global de ser humano.
A organização dos conteúdos para o trabalho na área de Música nas instituições de educação infantil deverá, acima de tudo, respeitar o nível de percepção e desenvolvimento (musical e global) das crianças em cada fase, bem como as diferenças socioculturais entre os grupos de crianças das muitas regiões do país.
     Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger:
• a exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
• a vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;
• a reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo.


OFICINA AUTISMO E INCLUSÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

No dia 30 de maio de 2012 a Divisão Regional de Educação I – DRE I – SEMED, promoveu na Escola Antônia Alves de Azevedo a Oficina pedagógica de inclusão escolar com o tema Autismo, quem conhece ama!  para  professores de Educação Infantil. Participaram da oficina os familiares do aluno do CMEI Professora Antônia Alves de Azevedo, professores, pedagogos, diretores, assessora pedagógica, funcionários dos CMEI’s e e Escolas Municipais: CMEI Marcio Souza, CMEI Jesus Ama as Crianças, CMEI Dalva Maria Costa e Silva, CMEI Maria Clara Machado, CMEI Profª Safira Barbosa, CMEI Antônia Alves de Azevedo, CMEI Profª Suely Cruz de P. Pompeu, Esc. Mul. Tereza Rosa A. Abtbol, Esc. Mul. Joaquim da Silva Pinto e Associação Pestalozzi.    A oficina contou com a participação dos fundadores do Instituto Autismo no Amazonas, o professor Joaquim Melo e a pedagoga Ana Maria Nascimento que é Mestra em Educação e ambos tem um filho de 7 anos com autismo, o Ulisses. Na ocasião eles falaram das características do transtorno do espectro autista e relataram sobre os métodos e materiais pedagógicos usados com os alunos com autismo. Ao final do encontro alguns professores socializaram como estava sendo o desafio de fazer a inclusão escolar com crianças com autismo em sala de aula.



                                                   OFICINA DE MÚSICA E MOVIMENTO
DATA:15/06
LOCAL: A DEFINIR
HORÁRIO: INTEGRAL
Inscrições via email ( luciennedepaula32@hotmail.com ) 
Lista nominal de 3 professores por escola - participação integral
Maiores informações - coordenadoriadrei@hotmail.com  ou  3215 - 2508








           

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